■ O programa, que chega à 12ª edição, já direcionou R$ 63 milhões em recursos do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes
■ Até 22 de novembro, as pessoas físicas que optam pelo formulário completo de declaração podem destinar até 6% do IR devido, e as empresas tributadas pelo lucro real, até 1%
O Santander Brasil abre nesta semana o prazo para seus clientes colaborarem com a 12ª edição da campanha Amigo de Valor, que permite o direcionamento de recursos financeiros aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Até o dia 22 de novembro, os correntistas do banco poderão aderir ao programa, destinando até 6% do IR devido (pessoas físicas que declaram o imposto pelo formulário completo) ou até 1%, no caso das empresas tributadas pelo lucro real. Também é possível fazer doações não dedutíveis. No ano passado, 5.636 clientes participaram e mais de R$ 10 milhões foram arrecadados durante toda a campanha.
O Amigo de Valor figura entre os maiores programas sociais de mobilização da sociedade e arrecadação de recursos para fortalecer iniciativas voltadas para o público infantojuvenil do País. Desde 2002, o programa já arrecadou mais de R$ 63 milhões e beneficiou mais de 43 mil crianças e adolescentes em 139 municípios. Neste ano, o desafio é levar apoio a 57 novas cidades brasileiras.
As contribuições poderão feitas nas agências, com apoio dos gerentes de relacionamento. Mais informações sobre o programa e os municípios apoiados podem ser obtidas no site http://www.santander.com.br/amigodevalor .