Com o objetivo de melhorar a percepção do público sobre a linha de Hambúrgueres, a rede apresenta novo posicionamento do produto em campanha ousada, tendo o João Kleber como protagonista
A rede brasileira de restaurantes Giraffas® lança, em outubro, a Campanha ‘Hambúguer Giraffas®, o sabor que sai da Mesmice’, assinada pela DPZ Propaganda, que tem o apresentador de TV e humorista João Kleber como protagonista, que instiga o consumidor a experimentar um sabor diferente, o hambúrguer do Giraffas®. Assim como toda a comunicação da rede, a estratégia é apostar em projetos impactantes, o que tem conquistado a preferência do público.
A ideia criativa é convidar o consumidor a quebrar a rotina. Ao fazer isso, o apresentador, conhecido pelo “Teste de Fidelidade”, irá flagrar as pessoas traindo seus velhos hábitos e saindo da mesmice. A campanha, que é o maior investimento da rede em publicidade em 2013, cerca de seis milhões, tem foco em apresentar o novo posicionamento do produto, que passa a ser servido no prato, diferentemente das outras redes de fast food. Além disso, a rede passa a chamar o lanche como ‘hambúrguer’ e não mais como ‘sanduíche’, além de ressaltar os atributos do produto, como pão artesanal e a possibilidade da escolha dos molhos.
“O Giraffas® tem investido fortemente em campanhas inovadoras para o setor e temos tido resultado, tanto em retorno de marca como em vendas”, afirma Ricardo Guerra, diretor de Marketing do Giraffas®. “Em ‘Hambúrguer Giraffas®, o sabor que sai da Mesmice’, além de convidarmos o consumidor a buscar pelo novo, apresentamos uma mudança de posicionamento importante, que é entregar o hambúrguer no prato, que ressalta o cuidado da rede em entender as necessidades do consumidor, que busca mais prazer ao se alimentar”, finaliza.
‘Hambúrguer Giraffas®, o sabor que sai da Mesmice’ terá filme de 30” para TV aberta e fechada e de 2 minutos para internet, além de anúncios em jornal, mídia exterior e online estarão em circulação até novembro. Os pontos de vendas da marca estarão ambientados com materiais da campanha, bem como o portal oficial do Giraffas® e os perfis da Companhia nas redes sociais.
No filme para TV, o ‘Mesmice’, João Kleber aparece caminhando em uma praça de alimentação em frente a outros restaurantes afirmando que o sabor de sempre não satisfaz mais como antes. Com o slogan “Saia da caixinha, saia da mesmice”, o apresentador convida o consumidor a experimentar o hambúrguer do Giraffas®.
Já no filme para a internet, que recebeu o nome de ’Teste de Fidelidade’, vemos um homem caminhando em uma praça de alimentação e, em seguida, parado na fila de uma lanchonete. Nesse momento, ele coloca óculos escuros e levanta a gola da jaqueta e sai da fila. A imagem então congela e o João Kleber entra em cena, como se estivesse apresentando um programa, e diz desconfiar da atitude do rapaz. Em seguida, o homem é visto indo para o Giraffas® fazendo seu pedido e, então, o João diz que sabia. Nesse momento, o vídeo descreve os atributos do hambúrguer e afirma que ninguém resiste aos hambúrgueres do Giraffas®.
De acordo com Rafael Urenha, diretor Nacional de Criação da DPZ, a comunicação de redes de lanches no Brasil hoje é muito homogênea, virou uma espécie de commoditie, com muita coisa igual. “Por isso a ideia de fazer uma campanha com uma cara nacional, que fale dos hambúrgueres nacionais do Giraffas® e do quanto eles se diferenciam em relação aos digamos convencionais”. Segundo Urenha, por tudo isso a DPZ decidiu por uma pegada bem humorada e comparativa, a partir do modo da fidelidade e da mesmice gastronômica que acontece com boa parte das pessoas. “Nossa intenção é chamar a atenção para que os consumidores optem pelo novo, apreciem um sabor verdadeiramente diferente.”
Link para o filme ‘Teste de Fidelidade’: http://youtu.be/l_RK0gdIfjM
FICHA TÉCNICA – FILME TV
DATA DA PRODUÇÃO: Setembro | Outubro | 2013
CLIENTE: GIRAFFAS
PRODUTO: INSTITUCIONAL
TÍTULO: MESMICE
SECUNDAGEM: 30”| 5
DIRETOR DE CRIAÇÃO: José Zaragoza, Rafael Urenha, Viktor Busch
CRIAÇÃO: Rafael Urenha, Luciano Fonseca, Thomaz Dantas, Gabriel Duarte, Flávia Goulart
PRODUTORA IMAGEM: TALK FILMES
DIREÇÃO IMAGEM: MARCUS BECKER
FOTOGRAFIA: ALBERTO LA SALVIA
MONTAGEM: POLIANA MARTINS
PRODUTORA TRILHA: CREAM
FINALIZAÇÃO: HORDA
RTV-C: PAULO MORAES E THIENY PRATES
ATENDIMENTO: Daniel Jotta, André Gordon, Beatriz Chaguri e Marcia Fernandes
CLIENTE: Ricardo Guerra, Ana Carolina Moraes, Vinicius Cunha, Luciane Gomes, Daniel Fioravante
FICHA TÉCNICA – FILME INTERNET
DATA DA PRODUÇÃO: Setembro | Outubro | 2013
CLIENTE: GIRAFFAS
PRODUTO: INSTITUCIONAL
TÍTULO: TESTE DE FIDELIDADE
SECUNDAGEM: 2’04
DIRETOR DE CRIAÇÃO: José Zaragoza, Rafael Urenha, Viktor Busch
CRIAÇÃO: Rafael Urenha, Luciano Fonseca, Thomaz Dantas, Gabriel Duarte, Flávia Goulart
PRODUTORA IMAGEM: TALK FILMES
DIREÇÃO IMAGEM: MARCUS BECKER
FOTOGRAFIA: ALBERTO LA SALVIA
MONTAGEM: POLIANA MARTINS
PRODUTORA TRILHA: CREAM
FINALIZAÇÃO: HORDA
RTV-C: PAULO MORAES E THIENY PRATES
ATENDIMENTO: Daniel Jotta, André Gordon, Beatriz Chaguri e Marcia Fernandes
CLIENTE: Ricardo Guerra, Ana Carolina Moraes, Vinicius Cunha, Luciane Gomes, Daniel Fioravante