Relatório do terceiro trimestre da Opera Mediaworks analisa categorias líderes em publicidade móvel e os padrões móveis dos fãs de beisebol, futebol americano e hóquei
Opera Mediaworks, a maior plataforma mundial de publicidade móvel, divulgou hoje seu relatório State of Mobile Advertising referente ao terceiro trimestre de 2013, compartilhando análises dos dados da sua plataforma, responsável por 60 bilhões de impressões de anúncios mensais e que alcança 400 milhões de consumidores.
O atual relatório foca na categoria de Esportes e na maneira como sua segmentação beneficia o anunciante com informações que oferecem um alto nível de detalhamento. Essa edição também inclui dados sobre o tráfego de anúncios móveis e monetização por dispositivo, região geográfica e categoria de publicação.
Destaques do relatório:
A publicidade móvel manteve seu ritmo durante o meio do ano: Durante os meses de verão no hemisfério norte, normalmente há uma pequena redução do número de impressões de anúncios móveis. Porém, nesse ano, o volume aumentou devido ao crescimento de mercados internacionais.
iOS respondeu por 44% das impressões e 50% das receitas. O sistema operacional da Apple domina o mercado, principalmente pelo sucesso do iPad. Não incluindo tablets, iPhone (31%) e Android (30,3%) registraram praticamente o mesmo volume de impressões.
Participação de tablets cresceu 100% em um ano. Juntos, o iPad e os tablets com sistema Android representam praticamente 10% de todas as impressões. Um ano atrás (terceiro trimestre de 2012), os tablets representavam apenas 5% de todas as impressões.
Música, Vídeo e Mídia recuperam a liderança em monetização. Retomando a liderança perdida para a categoria de Esportes, essa categoria representou US$ 0,20 de cada dólar que a plataforma gerou, conquistando também a frente em volume de impressões, com 23%.
Fãs de beisebol, hóquei e futebol americano possuem padrões móveis diferentes. Os fãs que consomem conteúdo relacionado especificamente a esses três esportes revelam variações em sua preferência por dispositivos e padrões de uso semanal. O relatório destaca diferenças marcantes entre o tipo de anunciante que procura fãs de cada um desses três esportes. Por exemplo, os fãs de Beisebol preferem iPhones e visualizam anúncios de carros, seguros, dispositivos eletrônicos e produtos de finanças pessoais.
Agenda de jogos e temporadas afetam o tráfego móvel e engajamento. O tráfego relacionado aos esportes é maior durante os finais de semana, mas o engajamento é mais intenso nos últimos dias úteis da semana. O tráfego para conteúdo ligado aos esportes pode cair mais de 90% fora da temporada.
“Durante o trimestre, várias novas tendências apareceram com o crescente volume de anúncios móveis e a distribuição de monetização entre um número maior de categorias”, disse Mahi de Silva, CEO da Opera Mediaworks. “O quarto trimestre é a época mais intensa para o anunciante, e novos formatos incorporando tecnologias de voz e vídeo estão previstos para esses últimos meses do ano.”
Para acessar o relatório completo, visite: https://vimeo.com/77167920