• Turma da Mônica é a protagonista do projeto Amizade Sem Fronteiras;
• Quatro personagens foram criados para a iniciativa;
• Site da ação reúne informações culturais e atividades lúdicas sobre os países pertencentes ao bloco econômico sul-americano
O Instituto Mauricio de Sousa em parceria com Itaipu Binacional lançaram, recentemente, o projeto “Amizade Sem Fronteiras”. O público-alvo são crianças de 7 a 12 anos de idade que, por meio do site www.amizadesemfronteiras.org.br, têm a oportunidade de conhecer aspectos culturais, sociais e econômicos dos países que fazem parte do bloco econômico MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) – Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
O projeto é protagonizado pela Turma da Mônica, família de personagens do desenhista brasileiro Mauricio de Sousa, que também criou novos amiguinhos para a Turma, com identidade e características dos vizinhos argentinos, paraguaios e uruguaios. Um personagem venezuelano também foi criado em virtude do protocolo de adesão assinado pelo país em 2006.
O site é informativo, lúdico e interativo, e ainda traz uma edição especial contendo histórias em quadrinhos e um álbum de figurinhas, com veiculação em mídia eletrônica. As peças serão disponibilizadas, a princípio, em dois idiomas: português e espanhol e, em breve, haverá uma versão em guarani. A criançada poderá montar o álbum de figurinhas virtualmente, ao responder um questionário sobre o tema no site.
A estimativa é que milhares de crianças acessem o site, troquem informações, aprendam, discutam e, principalmente, criem um vínculo de amizade e respeito entre eles.
Criado em 26 de março de 1991, por meio do Tratado de Assunção, no Paraguai, assinado por presidentes e ministros dos países sul-americanos que compõem o bloco, o Mercado Comum do Sul, mais conhecido como MERCOSUL, integra quatro nações: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, para a livre circulação de bens e acordos econômicos em comum. O bloco fortalece laços culturais, sociais e econômicos entre esses países.