Neste ano, a iniciativa denominada “Read for the record” será realizada no dia 4 de outubro e envolverá, simultaneamente, nove países. O objetivo é quebrar o recorde de participantes. No Brasil, alunos de escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso já estão envolvidos com a campanha
A campanha denominada “Read for the Record”, que pode ser traduzida como “Ler para o recorde”, é uma iniciativa da ONG americana Jumpstart para estimular a leitura entre crianças de todos os continentes. No mesmo dia, todos leem o mesmo livro, simultaneamente, nos nove países onde a campanha é realizada. Este ano, ela acontecerá no dia 4 de outubro e, no Brasil, é promovida com o apoio da Pearson Brasil. Crianças com idade de 3 a 9 anos que estudam em escolas bilíngues, internacionais e de idiomas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso participarão da campanha com o objetivo de superar a marca de 2,2 milhões de crianças, globalmente, e mais de 6 mil no País, que foram os recordes registrados em 2011.
A cada ano uma obra infantil é escolhida pela ONG. Em 2012, milhares de crianças conhecerão a história “Ladybug Girl and the Bug Squad”, que narra a história da menina chamada Lulu, também conhecida como Menina Joaninha, que reúne seus amigos Menino Abelha, Menina Libélula e a Menina Borboleta para uma aventura imaginária onde aprendem sobre amizade, sentimentos e coragem.
Como uma das melhores características da leitura é que ela pode ocorrer em qualquer lugar, quem desejar contribuir com a campanha e proporcionar essa experiência aos filhos, amigos e familiares, o conteúdo do livro “Ladybug Girl and the Bug Squad” está disponível, gratuitamente, no site: http://www.wegivebooks.org/. É só acessar, ler e registrar a participação.
A campanha é promovida desde 2006 pela Jumpstart, instituição fundada em 1993, na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, para ajudar crianças em bairros de baixa renda. Nesse período, já atingiu 7 milhões de crianças, arrecadou mais de 7 milhões de dólares para programas de educação, e forneceu mais de 1 milhão de livros para crianças de baixa renda. Esta será a 5ª edição promovida no Brasil. No ano passado, com 20 escolas participantes, quase 6 mil crianças brasileiras fizeram parte da ação com professores e familiares, envolvidas na leitura em sala de aula e atividades complementares desenvolvidas com base no livro “Llama llama red pajama” (A lhama do pijama vermelho).
Além do engajamento, da socialização e da leitura, a proposta da ação exigirá mais uma habilidade: o conhecimento da língua inglesa. A campanha estimula as crianças brasileiras a ler em um segundo idioma, habilidade cada vez mais necessária para o desenvolvimento de indivíduos globais. Conectados, eles se tornarão profissionais para todo o mundo e, ainda, nesta fase que estão, aproveitam um aprendizado mais rico e divertido.
Sobre a Pearson Brasil – Pertencente ao Grupo Britânico Pearson, líder em soluções educacionais e editoriais e presente em 70 países, a Pearson Brasil integra os Sistemas de Ensino COC, Pueri Domus, Dom Bosco e NAME (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados); a Gráfica GEB, Logística e Distribuição e o portal educacional Klick Net – marcas que foram adquiridas em 2010, ampliando o portfólio do grupo internacional no Brasil. A unidade de Soluções de Ensino Superior e de Idiomas está em operação no País desde 1996 e reúne as marcas Longman, Prentice Hall, Addison Wesley, Penguin Readers e Biblioteca Virtual. Além de oferecer também Avaliações e Tecnologias educacionais; Capacitações e certificações profissionais e acadêmicas; Conteúdo digital e Livros customizados, que antes eram denominados como produtos da Pearson Education. A Pearson Brasil está totalmente alinhada com a missão do Grupo internacional de melhorar e mudar a vida das pessoas por meio da Educação. Consolidada para possibilitar a ascensão social por meio do saber, impacta 100 milhões de pessoas no mundo com seus produtos e serviços. No Brasil, a operação já atinge a mais de 6 milhões de pessoas.
Pearson na web: www.pearson.com.br e www.youtube.com/watch?v=lUCDRA3YXsQ