Em 2007, cenário era diferente: a Nokia reinava de forma absoluta, com 53% de share
A Apple oficializou nesta quarta-feira, 12, o iPhone 5 e pôs fim às expectativas que angustiavam seus fiéis consumidores. Sexta geração do smartphone, o lançamento é o próximo passo da empresa de Tim Cook para ganhar terreno em um campo no qual ela já foi mera coadjuvante.
Em 9 de janeiro de 2007, o mundo conheceu um aparelho que revolucionaria o segmento de celulares, transformando-o posteriormente no nicho dos smartphones. Até então terreno de empresas como Research in Motion (RIM), Nokia e Motorola, o mercado foi remexido com o lançamento do iPhone, que colocou a Apple rapidamente no ranking das mais vendidas e inaugurou um novo conceito de computação móvel.
O iPhone começou a ser vendido nos Estados Unidos em junho e em novembro chegou a Alemanha, França e Reino Unido. O restante da Europa e a Ásia só o viram em 2008, e países como o Brasil nem comercializaram a primeira versão. Mesmo sem lançar o celular no mundo todo, a Apple conseguiu vender 2,3 milhões de unidades até o último trimestre daquele ano, segundo dados Canalys. Isso a firmou como terceira maior marca de smartphones, com 6.5% de participação no mercado – mesma porcentagem da Motorola, que também vendeu 2,3 milhões.
Na época, a Nokia reinava sozinha com 52.9% de share, tendo comercializado 18,8 milhões de aparelhos, seguida pela RIM, com 4 milhões em vendas e participação de 11.4%. Mas enquanto cada marca possuía algumas opções de aparelho, a Apple chegou a esse patamar com apenas um.
No mercado geral, a Nokia também reinava, de acordo com a Gartner. Levando em conta todos os tipos de celulares, a empresa fechou 2007 com 435,4 milhões de unidades vendidas e 37.8% de participação. Atrás dela vinham Motorola (164,3 milhões em vendas e 14.3% de participação), Samsung (154,5 mi e 13.4%), Sony Ericsson (101,3 mi e 8.8%) e LG (78,5 mi e 6.8%). A Apple sequer aparecia.
Em 2012, a coisa está diferente: a empresa da maçã já é a terceira maior entre as fabricantes, mesmo ainda vendendo apenas um smartphone. Embora existam cinco versões de iPhone (o primeiro, 3G, 3GS, 4 e 4S), é um único modelo batendo de frente com centenas da concorrência, que em geral também produz celulares comuns.
No segundo trimestre deste ano, como mostra a Gartner, 28,9 milhões de iPhones foram vendidos no mundo, levando a companhia a segurar 6.9% de share. A Samsung lidera com 90,4 milhões comercializados, garantindo 21.6%, e vem seguida por Nokia (83,4 mi e 19.9%), Apple, ZTE (17,9 mi e 4.3%) e LG (14,3 mi e 3.4%). O restante da lista é composta por Huawei (10,8 mi e 2.6%), TCL (9,3 mi e 2.2%), HTC (9,3 mi e 2.2%), Motorola (9,1 mi e 2.2%) e RIM (7,9 mi e 1.9%).
Fonte: Olhar Digital