De acordo com pesquisa, usuários utilizam TV, tablets, smartphones e computadores simultaneamente, para consumir conteúdo digital

Esqueça a second screen, ou segunda tela. O fato é que existe a segunda, a terceira e quarta tela. Pelo menos isso já ocorre nos EUA. Pesquisa do Google — The New Multi-screen World: Understanding ­Cross-Platform Consumer Behavior — mostra que 90% dos usuários navegam entre quatro dispositivos para consumir conteúdo digital: TV, tablets, smartphones e computadores.

Isso significa que nove em cada dez pessoas usam telas sequencial e alternadamente e, conforme o Google, o ponto de partida das telas é o smartphone. Constata-se que 98% dos pesquisados ­movem-se entre os vários dispositivos num só dia para completar uma demanda que pode ser desde a reserva de um voo online até a gestão de suas finanças pessoais.

Combinadas, essas telas representam 90% do consumo diário de mídia (4,4 horas/dia). A TV continua à frente das telas, com 43 minutos da atenção do usuário; seguida pelo computador (desktop ou notebook), com 39 minutos; pelos tablets, com 30 minutos diários; e, finalmente, pelos smartphones, com 17 minutos. Do total pesquisado, 77% assistem à TV com outros dispositivos na mão. Em muitos casos, a TV induz a pessoa a buscar informações adicionais por outros dispositivos.

Fonte: Meio e Mensagem