Inédita no Brasil, campanha internacional será realizada no país dia 04 de dezembro em videoconferência com o professor norte-americano idealizador do projeto

Em 1969, no ápice da guerra do Vietnã, John Lennon e Yoko Ono mandaram colocar um outdoor na Times Square, uma das mais movimentadas avenidas dos Estados Unidos, com os dizeres: “A GUERRA ACABOU! Se você quiser. Feliz Natal. De John e Yoko”. A ação serviu de inspiração para a campanha virtual “O MUNDO É VEGANO! Se você quiser”, divulgada em diversos países do mundo, que será lançada oficialmente no Brasil dia 04 de dezembro (sábado), com a transmissão de uma videoconferência com o idealizador da campanha, o professor norte-americano Gary Lawrence Francione.

O evento, organizado pelo GEFRAN (Grupo de Estudos da Teoria Abolicionista de Gary Francione) com o apoio do Restaurante Vegethus e do site Veganos pela Abolição .org, será transmitido ao vivo (com tradução consecutiva) às 17h30 em um telão especialmente montado para o público presente na unidade do Restaurante Vegethus da Consolação em São Paulo, à Rua Haddock Lobo nº 187. As vagas são limitadas.

Interessados que não puderem ir ao local do evento, como grupos de estudos de universidades e pessoas de outros estados do Brasil E DO EXTERIOR, poderão assistir a transmissão ao vivo pela TV Direitos Animais (livestream.com/direitosanimais). A intenção de Francione é propor um debate sobre o veganismo ao redor do mundo, esclarecendo dúvidas sobre o tema e defendendo que é possível viver muito bem sem usar e consumir nenhum produto (roupas, alimentos, etc.) de origem animal.

“O veganismo é a nossa escolha. É a afirmação última da paz e nós temos a capacidade de dizer não à violência. Eu vejo o movimento pelos direitos animais como a progressão lógica do movimento pela paz, que procura cessar os conflitos entre os humanos. O movimento pelos direitos animais procura, idealmente, dar um passo adiante e cessar os conflitos entre os humanos e os não-humanos”, explica Francione.

Professor da Rutgers University School of Law-Newark, Francione é autor de seis livros e foi o primeiro acadêmico a ensinar a teoria dos direitos animais em uma faculdade de Direito norte-americana, leciona sobre o tema há mais de 20 anos e já deu palestras sobre esse tópico nos Estados Unidos, Canadá e Europa, inclusive como professor convidado na Universidad Complutense de Madri/ Espanha. Além disso, é freqüentemente convidado a dar entrevistas em programas de rádio e televisão ao redor do mundo.

Durante a videoconferência o professor Gary Francione falará ainda sobre o fracasso das leis do bem-estar animal e sobre a não-violência. “Nós temos a capacidade de dizer não à violência, basta querermos. Podemos rejeitar a condição dos animais como propriedade e afirmar a condição dos animais como pessoas. Só há uma forma de resolver o problema da exploração animal: abolindo a demanda por produtos de origem animal”, afirma.
Sorteio e Interatividade

O público que estiver no local da videoconferência ou remotamente pela Internet também poderá fazer perguntas ao professor Gary Francione. Para fazer perguntas a serem respondidas pelo professor Francione no momento da videoconferência é necessário preencher previamente o campo de perguntas do formulário de inscrição disponível no site Veganos pela Abolição. O mediador do evento selecionará algumas das perguntas e as encaminhará ao palestrante.
O cadastramento pelo site dá direito ainda a concorrer a dois livros sobre direitos animais que serão sorteados durante o evento: “Introdução ao Direito dos Animais: seu filho ou o cachorro?”, de autoria do professor Gary Francione, e “Humana Festa”, romance escrito por Regina Rheda.

SERVIÇO:
Videoconferência com Gary Francione
Data e horário: 04 de dezembro, às 17h30
Local: Restaurante Vegethus Consolação (Rua Haddock Lobo, nº 187) – a 200 metros do Metrô Consolação/ Cerqueira César – São Paulo – SP.
Informações: (11) 2306-2116 / contato@veganospelaabolicao.org
Preço: GRÁTIS
Tradução: o evento contará com tradução consecutiva ao vivo.