O portal de vídeos VEVO lançou nesta terça-feira (14) a sua versão brasileira com portfólio tanto internacional como nacional. Lançado em 2009, o site é uma parceria entre a Sony, Universal e Abu Dhabi Media e exibe conteúdos disponibilizados por meio de acordos com as gravadoras.
Até ontem, vídeos da Sony, Universal e outras gravadoras como a EMI podiam ser vistos no canal do VEVO no YouTube. Na parceria, a companhia negociava a publicidade e repassava 35% de sua receita para o Google. Com o lançamento da versão brasileira, o portal vai ficar com 100% das vendas e, em breve, empresas como a Pepsi, Samsung, Citroën e Axe deverão anunciar no site.
Ao utilizar o serviço, o usuário poderá customizar sua página inicial, incluindo duas playlists automáticas (uma sincronizada com a biblioteca do iTunes e outra de acordo com as preferências do Facebook) e uma terceira playlist de acordo com o vídeo que estiver em exibição. Além disso, cada clipe possui o seu próprio menu com informações, incluindo artista, CD e até mesmo a letra da música.
Assim como no YouTube, o VEVO também oferece aplicativos para smartphones e tablets que utilizem iOS, Android ou Windows Phone. Entretanto, o player do VEVO possui tela maior e melhor definição.
Antes do lançamento no Brasil, o VEVO já operava nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Com informações do Exame.com e INFO.