A gigante do e-commerce americano Amazon.com está bem próxima de desembarcar no Brasil. Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, a empresa planeja abrir sua loja digital de livros no Brasil no quarto trimestre de 2012, com o objetivo de conquistar uma fatia do promissor mercado online brasileiro.

Ao chegar ao país com produtos somente digitais, a Amazon minimiza os riscos que uma estreia de maiores proporções implicaria, pois o Brasil ainda tem problemas de infraestrutura e um sistema tributário caro e complexo.

“O mercado brasileiro de comércio eletrônico cresce a um ritmo acelerado e oferece oportunidades para a chegada de um grande player, como a Amazon. Concorrentes podem aprender muito, principalmente em relação a logística e tecnologia”, afirma Fabio Barbosa, co-fundador da Mundipagg, empresa que oferece soluções em pagamentos online. Criada no início do ano, a Mundipagg oferece uma série de funcionalidades exclusivas, inclusive o Instant Buy, recurso inspirado em tecnologia da Amazon que permite ao consumidor realizar uma compra em apenas um clique.

Maior varejista online do mundo, a Amazon é a mais recente empresa norte-americana a buscar uma fatia do mercado de comércio via Internet brasileiro de 10,5 bilhões de dólares. De acordo com o e-bit, o segmento deve crescer 25% este ano, impulsionado pela crescente classe média do país. Para conquistar espaço na América Latina, o grupo aposta em seu tablet, o Kindle, e um catálogo de livros digitais (ebooks) em português.

Atualmente, os brasileiros respondem por 1 por cento do tráfego mundial dos sites da Amazon. A chegada ao Brasil seria a mais recente incursão da Amazon em mercados emergentes, após ingressar na China em 2004 e na Índia no início do ano.