Empresa fez um levantamento para traçar o perfil de usuários em cinco redes: Facebook, Orkut, Twitter, Windows Live Messenger e YouTube
A E.life, empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, realizou um estudo sobre os hábitos e comportamentos dos internautas brasileiros nas mídias sociais, com o objetivo de mostrar como os usuários avaliam e utilizam as redes que acessam. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.
Para o levantamento, a E.life elaborou um questionário abordando os locais e plataformas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e os aplicativos mais utilizados para navegar na web. As perguntas foram aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter.
O resultado revelou, entre outros dados, que 28,3% dos entrevistados dedicam 40 horas ou mais à internet por semana, o que significa quase 6 horas por dia. Também foram identificadas as redes com mais usuários cadastrados; o Facebook com 94,5% e o Orkut com 75,1%. Porém, dos serviços que os internautas possuem conta, aqueles declarados como mais usados foram o Facebook, com 88,9%; o Twitter, com 41%; o MSN, com 34,3%; o Orkut, com 31,7% e o YouTube, com 21,7%.
Quando questionados sobre que atividades praticam na Internet, 84,8% utilizam seu tempo online para acessar as redes sociais e ter conversas virtuais em tempo real. Dos entrevistados, 50,6% disseram também assistir TV simultaneamente. De acordo com 43,1% dos usuários, o principal objetivo deles nas redes, é manter contato com amigos, colegas e parentes.
Também são hábitos comuns dos internautas obter informações de interesse; ler notícias; conhecer pessoas; acessar dados sobre lazer e entretenimento; divulgar conteúdo próprio; pesquisar sobre empresas, produtos e serviços; além de jogos online e uso para fins profissionais.
Compras online e relacionamento com marcas nas redes sociais
A E.life perguntou aos entrevistados: “você usa a internet para suas compras”? Os resultados apontaram que 65,4% adquirem produtos pela internet. Já 44,9% consultam online preços, porém preferem efetuar o procedimento nas lojas físicas, e 41,4% buscam informações em redes sociais. “É o chamado Zero Moment of Truth (ZMOT), que diz respeito ao novo hábito que os consumidores possuem de buscar informações online, tanto em websites, redes sociais e blogs, quanto no próprio site da empresa. A experiência de uso acaba se tornando base para o Zero Momento of Truth de outro consumidor, que utiliza o feedback online de amigos e conhecidos na hora de decidir sua compra”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life. Apenas 12,1% dos usuários disseram não utilizar a internet para compras.
A pesquisa ainda apontou que, após adquirir determinado produto ou serviço, eles esperam manter o relacionamento com a marca e dois em cada três usuários comentam online suas impressões sobre a compra.
Comprovando que as redes sociais têm aproximado consumidores e marcas, o estudo ainda revelou que, no Facebook, 74% dos usuários curtem a página de uma empresa, enquanto 17% nunca o fizeram. Já no Twitter, 54,1% dos entrevistados seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço e 13,3% não o fizeram nenhuma vez.
Uso de dispositivos móveis para acesso à web
Sobre o uso de dispositivos móveis, o levantamento indicou que o número de internautas que utilizam celulares e/ou smartphones para navegar na web subiu de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012. Já por meio do tablet, o acesso saltou de 5,6% no ano passado para 11,5% neste ano. Nas conexões por celulares e smartphones, os conteúdos mais acessados são as redes sociais e e-mail (por meio de aplicativos). Houve diminuição no uso de mapas e na leitura de notícias, apesar de estarem em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Internet banking, jogos online e download de podcasts são menos comuns via celular. Já os usuários de tablets possuem outros interesses, como divulgar conteúdo próprio e ler notícias.
A diversificação dos aparelhos de acesso à internet tornou o celular, o netbook e outros equipamentos portáteis mais atrativos aos internautas de diferentes classes de consumo, agregando mobilidade ao acesso. Assim, foram definidos dois perfis de usuários de dispositivos móveis: os “usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone” e os “usuários que acessam a internet por tablet”.
Usuários que acessam a internet pelo celular/smartphone
Com base em 740 questionários, a E.life identificou que 87,2% destes internautas têm menos de 35 anos, 39,6% possuem renda familiar entre R$ 1.064,00 e R$ 4.591,00, 50,1% concluíram o ensino médio e 47,1% utilizam internet mais de 35 horas por semana.
Para 97% deles, os conteúdos mais procurados são as redes sociais, seguido de email (83%); notícias (65%); mapas (45%); internet banking (34%); jogos online (18%) e podcasts (8%).
O uso de aplicativos próprios para sistemas operacionais de celular mostrou predomínio do sistema Android entre 40,8% dos entrevistados que acessam internet pelo celular e/ou smartphone. Apesar do alto custo dos aparelhos Apple, seu sistema vem em seguida na preferência de 20,6% dos usuários.
Usuários que acessam a internet por tablet
Com base em 151 questionários, o estudo revelou que 76,4% dos usuários que acessam a internet por tablets têm menos de 35 anos, 47,7% possuem renda familiar acima de R$4.591,00, 56,3% concluíram pelo menos o ensino superior, 37% estudam e trabalham, 37% apenas trabalham e 49,6% utilizam a internet mais de 35 horas por semana.
Para eles, há maior interesse em fazer contatos com amigos (36%) ou uso para fins profissionais (17%) no acesso às redes sociais, bem como divulgar conteúdo próprio e ler notícias (7% cada). A maioria dos entrevistados disse que são essenciais para seu dia a dia as possibilidades que um tablet oferece para trabalho, mobilidade e acesso à web e redes sociais.
Os perfis de usuários de cada rede social
A apuração evidencia que existem distinções entre os muitos tipos de usuários das cinco redes sociais mais utilizadas. São eles: Facebookers, Twitters, Windows Live Messengers, Orkuters e YouTubers. Confira abaixo mais informações sobre cada um.
Facebookers
Baseado em 1.169 questionários, a pesquisa descobriu que 45% dos Facebookers – usuários plugados no Facebook – usam as redes sociais para manter contato com amigos e familiares, enquanto 15,4% fazem isso como passatempo.
Os Facebookers costumam acessar a internet a partir de diferentes locais: 92,6% fazem isso de casa; 41,7% do trabalho; 25% da escola e/ou faculdade, 25% da casa de amigos e/ou parentes; 15,5% de locais públicos e/ou gratuitos; e 8,3% de lan houses.
Desktop e notebook ainda são usados por 70,2% e 60,9% dos usuários que acessam a web por meio de dispositivos móveis, respectivamente. Também são utilizados por 56,2% os celulares e/ou smartphones; 15,1% o netbook; 11,5% o tablet; 6,0% o Console; 5,5% o Ipod; e 1,6% o Blu-ray e/ou Smart TV. Além disso, 68,5% usam aplicativos para acessar o Facebook, sendo o Facebook para Android o mais popular nos celulares. Também são bastante utilizados o aplicativo para iPhone e/ou iPad e o E-Buddy. “Com o uso de dispositivos móveis, é cada vez mais frequente o acesso à web de qualquer lugar, a qualquer hora, o que mudou o comportamento antes restrito a locais fixos”, comenta Alessandro.
Twitters
De acordo com 539 questionários respondidos, 36,5% dos usuários no Twitter olham todas as atualizações que aparecem na timeline e um dos principais objetivos é o de se informar, com destaque para a busca de notícias interessantes e conteúdo profissional. Os Twitters usam o aplicativo oficial do Twitter para acessar a rede pelo celular e 34,9% deles são considerados heavy users, ou seja, ficam conectados à internet mais de 40 horas por semana.
Os Twitters acessam a internet a partir de diferentes locais: 93,5% deles fazem isso de casa; 49% do trabalho; 27,3% da escola e/ou faculdade, 23,9% da casa de amigos e/ou parentes; 14,8% de locais públicos e/ou gratuitos; e 6,3% de lan houses.
O uso de celulares e smartphones para login no Twitter aumentou de 44,8% em 2011 para 65,3% em 2012, sendo que 71,6% disseram, na atual edição da pesquisa, utilizar aplicativos para acessar a rede social, como o próprio app oficial do Twitter, o E-Buddy e o Tweetdeck. Os que afirmaram acessar a internet pelos desktops e notebooks foram, respectivamente, 67,7% e 69% dos entrevistados.
Windows Live Messengers
Com base em 453 questionários, o estudo indicou que 38,2% dos usuários do MSN, ou seja, os Windows Live Messengers, ficam conectados às redes sociais mesmo sem ver todas as atualizações.
Os internautas plugados em MSN têm acesso à web de diferentes lugares. Dos entrevistados, 92,5% costumam navegar na internet em casa; 29,8% no trabalho; 24,3% na escola e/ou faculdade; 25,2% na casa de amigos e/ou parentes; 14,6% em lugares públicos e/ou gratuitos; e 9,9% em lan houses. “Comparado a redes como Facebook e Twitter, o acesso ao MSN é reduzido no trabalho, mesmo já tendo sido usado como ferramenta interna de comunicação por algumas empresas. O aplicativo E-Buddy é utilizado pelos internautas para superar essa restrição às redes sociais no ambiente corporativo e para integrar diversas contas”, explica Alessandro.
Os desktops continuaram sendo os equipamentos mais utilizados pelos Windows Live Messengers para login (usados por 74,4% dos entrevistados), seguidos pelos notebooks (56,1%) e celulares ou smartphones (53,2%).
Orkuters
Baseado em 417 questionários, o levantamento apontou que os Orkuters, como são chamados os internautas cadastrados no Orkut, costumam publicar fotos ao usar as redes sociais. Ainda que apresente um volume considerável de heavy users (17,5%), os usuários desta rede social, em sua maioria (45,1%), permanecem online menos de 15 horas por semana.
A maioria dos Orkuters (90,6%) acessa a web, principalmente, de casa, enquanto 23,5% fazem isso no trabalho; 24,9% da casa de amigos e/ou parentes; 20,4% da escola e/ou faculdade; 12,9% de lan houses; e 11% de locais públicos e/ou gratuitos. O Orkut é a rede social que teve maior proporção de acesso em lan houses.
Em contrapartida, os Orkuters são os que menos acessam a internet por meio de smartphones e notebook, em comparação com as outras redes principais. Além disso, 62,8% disseram usar aplicativos como o Orkut para mobile e o E-Buddy para acessar o Orkut.
YouTubers
O estudo da E.life se baseou em 286 questionários para traçar o perfil dos usuários do YouTube, conhecidos como YouTubers. Os resultados indicaram que eles são heavy users – ficam mais de 40 horas por semana conectados à internet, assim como os Twitters – mas apenas 3,8% divulgam conteúdo próprio no site.
Das cinco principais redes, o YouTube é a segunda com mais acessos feitos no trabalho (40,2%), perdendo para o Twitter e quase empatando com o Facebook. No entanto, o uso nas escolas e faculdades é baixo (24,5%). Em locais públicos e/ou gratuitos e lan houses, 16,8% e 9,4% dos YouTubers acessam a internet, respectivamente.
Os desktops e notebooks continuaram sendo os equipamentos mais utilizados pelos usuários para acessar o YouTube, 73,8% e 63,6%, respectivamente. Paralelamente, a rede também apresentou grande proporção de acesso por meio de celulares e smartphones (62,5%).
O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado por meio do link: http://www.slideshare.net/Elife2009/hbitos-de-uso-e-comportamento-dos-internautas-brasileiros-nas-redes-sociais-2012
Importante: a maioria das questões realizadas oferecia a possibilidade de múltiplas respostas.
Para mais informações sobre a E.life: www.elife.com.br.