Novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 20, no blog de desenvolvedores da empresa
O Facebook anunciou no seu blog de desenvolvedores que permitirá, a partir de julho, que empresas vendam assinaturas mensais para seus aplicativos, adaptando um modelo que já está em voga em sistemas operacionais móveis como iOS e Android. O recurso é mais uma tentativa da companhia de criar novos meios de capitalização, uma necessidade depois que foram lançadas suas ações na bolsa de tecnologia Nasdaq.
Os desenvolvedores ficariam com 70% e a rede social com 30% dos lucros gerados com a nova ferramenta, que estará disponível nas versões web e móvel do site. Os usuários poderão pagar pelos aplicativos com suas moedas locais. Por enquanto, apenas algumas empresas de games sociais – como Kixeye e Zynga – puderam experimentar o novo modelo de financiamento.
Com o lançamento da economia de aplicativos, que veio junto com o iPhone, os usuários se acostumar a pagar pequenas quantias por jogos e programas simples que seriam instalados nos seus smartphones, e hoje esse mercado vale bilhões.
Mas será que os usuários da rede social, acostumados com informação abundante e uma infinidade jogos gratuitos, também se adaptarão ao novo modelo? E você, pagaria por um aplicativo no Facebook?