Em dois meses, o movimento impactou 3 milhões de internautas, que se renderam a carona transformado-a em um momento divertido de encarar o trânsito. A campanha segue até o fim de junho
Para aliviar a rotina do trânsito nas grandes cidades brasileiras e a consequente dor de cabeça, Anador – marca de analgésico da Boehringer Ingelheim – realizou, a partir de março deste ano, a campanha “Carona de Amigo”. O balanço dos primeiros dois meses da iniciativa – que promove uma atitude social de forma responsável, com objetivo de despertar nas pessoas a carona como uma alternativa divertida de encarar o trânsito – atraiu a atenção de cerca 20.000 internautas semanalmente.
Com investimento de R$ 1 milhão, a marca criou uma série de ações para engajar os motoristas brasileiros no movimento. “Estamos felizes com os resultados. Até o fim de junho a campanha segue como um convite às pessoas adotarem a carona como um hábito cotidiano para melhorar o trânsito e a qualidade de vida, ajudando a minimizar as dores de cabeça decorrentes do trânsito”, afirma Rodrigo Kurata, gerente da marca Anador.
Para dar um toque divertido à ação foram convidados como embaixadores da campanha o humorista Rafael Cortez, ao lado do trio “Os Barbixas”. Os comediantes percorreram as ruas de São Paulo oferecendo carona aos pedestres da Avenida Paulista. A conversa bem humorada do percurso com os “caronistas” serviu de base para a criação de três filmes para Internet e três spots de rádio.
Os vídeos foram assistidos cerca de 500 mil vezes e estão disponíveis na fanpage da campanha, Facebook/DorDeCabeca (também acessada pelo endereço www.caronadeamigo.com.br), no Youtube e no canal “Improvável” dos Barbixas (http://www.youtube.com/user/videosimprovaveis).
Em março, a campanha foi às ruas da capital paulista com a Blitz Anador. A ação distribuiu mais de 9.000 mil selos com o slogan “Por um trânsito sem dor de cabeça. Carona de Amigo: Eu pego esta ideia” e contou com o reforço da veiculação de spots nas rádios Tupi, Nativa, Band e Transcontinental.
A Campanha “Carona de Amigo” foi desenvolvida pela OPEN, braço de ativação da BorghiErh/Lowe. As ações online, alinhadas com toda a comunicação de ativação, são da Cappuccino Digital.
Carona na rede
Com mais de 59 mil seguidores, a fanpage ajudou os motoristas compartilhando as principais notícias sobre legislação, pesquisas de comportamento no trânsito, alternativas para enfrentar congestionamento como opções como bicicletários e centrais de caronas, tudo para ajudar o internauta a enfrentar o trânsito sem dor de cabeça e também conscientizá-lo de que a carona é a melhor forma para diminuir o trânsito das grandes cidades.
Não faltaram também piadas divertidas para aliviar o estresse. As estatísticas cômicas e as paródias de sucessos da internet foram os links mais compartilhados pelos usuários e impulsionaram o índice de engajamento do internauta, que, semanalmente, chegou a 20.000. Além disso, o aplicativo “Dê Carona” tornou popular a carona virtual. Cerca de 500 pessoas aderiram à brincadeira que ajudou a espalhar na rede as vantagens desta atitude solidária, promovida por Anador.