Com o objetivo de destacar a capacidade criativa do fotógrafo publicitário, a Abrafoto, Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade, está com uma nova campanha: Fotos Constroem Marcas. Criadas por Ailton Shigueo, as peças materializam a ideia de que as imagens podem construir marcas. Isso através da representação de ícones do universo publicitário: a garrafa de Coca-Cola, a maçã da Apple e o Fusca (veja as peças).

A brincadeira está justamente na maneira como as imagens foram feitas. Sem a ajuda de ferramentas de manipulação, elas foram literalmente construídas pelo mocapista Malcolm Oakley, em parceria com o fotógrafo Gustavo Lacerda e com Tony Generico, presidente da Abrafoto, que comenta: “Inicialmente, pensamos em desenhar as silhuetas através de reflexos na água. Por uma semana eu e o Gustavo discutimos todas as possibilidades e, entre as muitas tentativas, percebemos que as sombras em fundo branco funcionariam muito melhor.”

Malcolm entrou em cena com suas traquitanas e em uma longa sessão de fotos comandada por Gustavo Lacerda as três imagens ficaram prontas. O truque, ou melhor, a ausência dele, está no fato de tudo ter sido feito à moda antiga, sem pós-produção. “Desde o início a proposta foi dispensar o Photoshop, recuperando o prazer da produção detalhada, da fotografia resolvida no momento do clic.”

O projeto contou ainda com a participação dos fotógrafos associados à Abrafoto, que enviaram os snapshots para a composição dos desenhos das marcas. Cerca de 100 instantâneos foram usados para delinear as figuras.

Montadas as instalações, as fotos em si tornaram-se simples quando comparadas à produção. “Usamos luz contínua de uma só Fresnel em uma diagonal por trás, quase a contraluz, para projetar a sombra, ao mesmo tempo em que iluminava toda a cena”, conta Tony.