A mais amadaMarcas não são pessoas, mas podem desencadear emoções e sentimentos da mesma forma. E foi exatamente para descobrir quais marcas no mercado brasileiro conseguem despertar nos consumidores “amor” – a união entre desejo e admiração – que foi realizada a pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil”.

Na dianteira da lista figuram Coca-Cola, Nestlé e Nike, nesta ordem. Na sequência, vêm Brastemp, Sadia e Natura. Ao todo, foram avaliadas mais de 20 categorias, incluindo desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados até companhias aéreas, perfumes e cervejas.

O estudo, conduzido pela Shopper Experience em parceria com Officina Sophia Conhecimento Aplicado, ocorreu entre os meses de março e abril. Foi desenvolvido a partir dos métodos qualitativo (focus group), com consumidores e executivos de grandes empresas, em São Paulo, e quantitativo (pesquisa de campo), com 1.500 consumidores de várias capitais. Os entrevistados responderam quais marcas conheciam e o quanto as amavam.

“Amar, desejar e admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não ser transformado em amor. O futuro desta relação vai depender das ações da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, explica Roberto Meir, especialista em relações de consumo e Publisher da Revista Consumidor Moderno.

A pesquisa revela, na verdade, uma relação percebida como amor recíproco. O consumidor ama a marca e acredita que ela o ama também. “Marcas amadas entendem de gente, sabem o que as pessoas pensam, suas necessidades, seus desejos, e seus anseios. O interessante foi encontrar boas surpresas nesta pesquisa, como marcas menos robustas financeiramente se destacando entre companhias significativamente maiores”, completa Meir.

O diagnóstico foi encomendado pela Revista Consumidor Moderno. Na edição 168 será publicado o Top 50 das marcas mais amadas pelos consumidores brasileiros e também as marcas mais amadas nas diferentes categorias e classes sociais.