Instalações no Parque Ibirapuera e no Centro da Cultura Judaica fazem referência a sinais encontrados em plantações e relacionados a experiências extraterrestres. Confira fotos aéreas em http://migre.me/8RplJ.
A Virada Sustentável, que acontece na capital paulista no fim de semana dos dias 2 e 3 de junho, pouco antes das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), inaugurou a primeira fase da campanha de 2012 com duas instalações no Parque Ibirapuera e no Centro da Cultura Judaica. Formadas por dezenas de fardos feitos de embalagens de longa vida, PET e papelão, as instalações remetem a “sinais” normalmente encontrados em campos ou plantações e relacionados a experiências extraterrestres. A instalação do Parque Ibirapuera, com 50 fardos, tem 35m de diâmetro e está localizada próximo ao Museu Afro. Já a do Centro da Cultura Judaica, com 26 fardos e 12m de diâmetro, fica na parte externa do centro e estará aberto a visitação até o dia 2 de maio. A ação foi ativada pelo estudio MOA, com produção e curadoria da Ecobrain, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Crescer. Para montar as instalações, foram usados cerca de 6 toneladas de resíduos.
Confira o making off da ação, em:
– Longa (16 minutos) http://migre.me/8Vj1Z
-Curta (4 minutos) http://migre.me/8Vj3c
Criada pela agência WMcCann, a campanha de 2012 da Virada Sustentável é baseada em um alerta aos terráqueos. Ela mostra todo o dano causado pela poluição e ações “não sustentáveis”, mas sem acusar ou julgar o ser humano, pois o personagem que realiza essas ações é o ET, e tem a seguinte mensagem: “Só quem é de fora não precisar se preocupar com o planeta”.
A campanha foi dividida em 2 fases, teaser e lançamento. A ação sinais, lançada hoje, faz parte da fase teaser, que contempla também cinco filmes depoimentos, de 30 segundos cada, postados no Youtube, em que diferentes personagens – um homem na cidade, um homem acampando, uma senhora de idade, um pescador e uma moça no quintal de casa – narram experiências de contato extraterrestre. Nos cinco casos, os personagens descrevem os ETs realizando ações que degradam o meio ambiente, como poluir o céu com os gases emitidos por uma nave, jogar resíduos num lago ou cortar árvores de uma reserva com um machado. Ao final, os vídeos são fechados com a chamada “Terráqueos, aguardem!”.
O lançamento oficial da campanha esta previsto para o dia 7 de maio e contará com materiais impressos, anúncios, comercial para a TV e ações nas redes sociais. Além disto, o site da Virada Sustentável será atualizado.
Ficha técnica da ação Sinais
Produção: Ecobrain
Ativação: Studio Moa
Curadoria: Renato Schneider e Margit Junginger
Montagem: Jean Colessi e Maurício Colessi
Fotos aereas: Juan Guerra
Making of: Luciano Ottaviani