Numa de suas primeiras campanhas envolvendo as redes sociais no Brasil, a iStockphoto, o maior acervo multimídia do mundo, com sede no Canadá, registrou um resultado bem acima das expectativas iniciais. A informação é da publicitária Ana Cenamo, country manager da empresa no Brasil, ao fazer um balanço dessa ação de marketing. A campanha foi baseada em anúncios no Facebook e num aplicativo desenvolvido pela agência Odiseo, para que os usuários pudessem criar e enviar cartões com fotos, ilustrações, vídeos ou animações a seus amigos.

Planejada inicialmente para as comemorações do final do ano, a campanha entrou no ar dia 14 de dezembro, e em três semanas já contabilizava mais de 58.000 cliques, conta o publicitário Renato Dias, sócio-diretor da Odiseo no Brasil. Nesse intervalo, o número de likes na página recém-aberta pela iStockphoto no Facebook subiu de 200 para 22.670. Outros números notáveis foram os de usuários do aplicativo (13.461) e de cartões enviados (16.539 cartões, que se transformaram em 41.955 cartões publicados nos perfis), tudo em apenas três semanas.

“Do ponto de vista de perfil dos usuários, houve uma predominância de mulheres com idade de 35 anos ou mais. Sobre os anúncios, observamos que o uso imagens magníficas alusivas às celebrações de fim-de-ano foram os mais eficazes em termos de click through e cost per like”, conta Ana Cenamo. Com 57,4 milhões de impressões, os anúncios foram publicados num ambiente de 5,6 milhões de usuários. Ana conclui que o sucesso da ação estava alinhado à ideia inicial (proposta por duas alunas do criativo Eco Moliterno na Miami Ad School) e aos objetivos de branding e engajamento estabelecidos para a marca. “Quem melhor do que nós, líderes mundiais em arquivos multimídia, para criar um aplicativo de cartões, que precisam, acima de tudo, de belas imagens, vídeos e sons? Só podia ser um sucesso”, afirma.