Na última segunda-feira (15), o Facebook anunciou o lançamento de seu próprio serviço de e-mail, que fará mais do que apenas trocar mensagens. O Facebook Messages também terá torpedos SMS e as mensagens da rede social. “Tenha mensagens do Facebook, bate-papos e mensagens SMS tudo no mesmo lugar”, convida o site.

Na apresentação, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse que não se trata de um matador de Gmail, como era especulado. O serviço, afirmou, é apenas uma “evolução e complemento do e-mail”. E mesmo que o usuário não queira usar o endereço @facebook.com, terá acesso ao Messages – que ainda não está ligado a outros serviços.

Através da novidade, o usuário poderá trocar anexos e terá acesso a um histórico das conversas que teve com seus contatos. Apesar de possibilitar contato externo, a novidade vai priorizar os contatos da rede social. “Mensagens de remetentes desconhecidos e e-mails em massa irão para a pasta ‘Outros’”, afirma a página do serviço.

Para conseguir usar o novo serviço o usuário precisa pedir um convite (disponível aqui) e aguardar. De acordo com Zuckerberg, a solução irá ajudar os cerca de 350 milhões de usuários do Facebook que conversam com seus contatos do site por meio de mensagens privadas. São 4 bilhões de mensagens trocadas diariamente.

Assim como o Gtalk, do Google, o Messages funcionará com clientes Jabber, mas também com APIs do Facebook e, em breve, com outros sistemas de e-mail. Também será possível ler e-mails de dentro da própria rede social, através de uma plataforma que substitui clientes, como o Gmail ou o Hotmail.

Com informações do G1