9 benefícios da Programação Neurolinguística (PNL) para o trabalho e para a vida
De acordo com especialista, técnica pode trazer mais foco nos objetivos e planejamentos
A Programação Neurolinguística (PNL) é o estudo do processo de pensamento humano, ou seja, estuda como construímos nossos modelos subjetivos de mundo, a partir da realidade objetiva, e como estes modelos subjetivos estabelecem as diretrizes para nossa interação com o mundo.
É o estudo da estrutura da experiência subjetiva, também denominada como o estudo da excelência humana, um modelo prático para conseguir excelência em qualquer área de interesse. Seus conceitos, metodologia e técnicas são baseadas em estudos de pessoas bem-sucedidas em muitas áreas diferentes. Em outras palavras, quer dizer como as palavras (linguística) podem atingir a mente (neuro) e produzir uma ação (programação).
Segundo a Master Pratictioner em PNL e terapeuta vibracional quântica, Elainne Ourives, PNL é atitude, caracterizada por uma sensação de curiosidade, aventura e o desejo de aprender as habilidades para conseguir encontrar quais os modos de comunicação que influenciam alguém e quais desses modos vale a pena saber, para ver a vida como uma rara e inédita oportunidade de aprender. “É uma metodologia, baseada na pressuposição de que todo o comportamento possui uma estrutura que pode ser modelada, aprendida, ensinada e modificada (reprogramada). A maneira de saber o que será útil e eficaz são habilidades de percepção”, pontua.
Atualmente a PNL evolui como uma inovadora tecnologia, possibilitando organizar informações e percepções de maneira que permitam conquistar os resultados que eram uma vez inconcebíveis.
Ao pé da letra:
P – Programação: instalação de um plano ou procedimento
N – Neuro: referência ao cérebro
L – Linguística: referência à linguagem (verbal e não verbal)
Hoje é conhecida como a essência de muitas abordagens para a comunicação e para a mudança. “Quando alguém fala de Modelagem da Excelência Humana, ficar em forma, criar rapport, criar um futuro atraente, está usando conceitos de PNL”, revela Elainne.
Sua origem veio a partir do trabalho terapêutico, mas logo se percebeu que ela era um modelo evolucionário que poderia ser aplicado em várias outras áreas. Tanto que hoje é empregada em vendas, esportes, no ensino, negócios e por pessoas que buscam seu desenvolvimento. Por isso os benefícios são imensuráveis, como:
* Colocar o indivíduo no momento presente: olhar para o futuro e não para o passado;
* Focar a mente em resultados e não em problemas;
* Aprender a “usar” o cérebro de forma específica;
* Definir objetivos com precisão;
* Mudar planos de ação quando necessário para alcançar melhores resultados e isso em todas as áreas da vida;
* Comparar o estado atual com o estado desejado e partir para ação;
* Auxílio em fobias e traumas;
* Capacidade de controlar as reações com pessoas e acontecimentos;
* Ajuda em escolhas mais consciente sobre o que faz, as maneiras de agir, aumentando a capacidade de atingir metas e objetivos;
Na prática
A PNL produz padrões de pensamentos emocionais, comportamentais e comunicacionais que se apresentam de forma consciente ou inconsciente no dia a dia. Com base nisso, é possível intervir nesses dados de modo a obter respostas emocionais ou comportamentais positivas, alterando padrões que limitem o crescimento pessoal ou profissional do indivíduo. “Com a PNL a pessoa pode mudar o que quiser em sua vida, de forma rápida e sem grandes esforços. Com rapidez nos resultados. Ela age sobre as estruturas ou registros inconsciente específicos baseados nas mudanças desejadas, economizando-se tempo e dinheiro”, ressalta Elainne.
Atualmente, esse processo é um dos mais eficientes para processos de mudanças breves e objetivas em questões emocionalmente complexas, como depressão, vícios, fobias, pânico, insegurança e timidez, além de questões mais simples como dificuldade de estudar ou resistência para praticar exercícios.
Qualquer pessoa pode utilizar dessa prática, em todos os aspectos de suas vidas. Por exemplo:
- Vendedores: para construir rapidamente relações que se concentram na confiança, descobrir palavras que podem transformar as pessoas, transformar objeções em compreensão, deixar os clientes sentirem-se bem e querendo mais, assumir o controle das situações de forma consciente.
- Formadores e Educadores: Para prender imediatamente a atenção e ordem na sala de aula, ganhar o respeito e o carinho de seus alunos, rapidamente identificar e superar dificuldades de aprendizagem, utilizar novos canais de aprendizagem, inspirar o aprendizado, ensinar de forma mais eficaz, para se comunicar claramente com facilidade.
- Gestores e empresários: Para superar desafios operacionais com criatividade, capacitar pessoas para tomarem decisões mais produtivas e rentáveis, criar forte coesão da equipe, avaliar as situações e decidir sobre soluções em menos tempo e com maior confiança.
- Conselheiros, consultores e Profissionais da Saúde Mental: podem rapidamente mudar perspectivas do cliente para permitir "insights" de alívio, descobrir estratégias disfuncionais em poucos minutos usando pista de acesso oculares, criar processos orientados para os resultados no mundo real, e mais.
- Artistas e atletas: Para desenvolver uma "atitude de vencedor", criar foco e autoconfiança e vontade em qualquer situação de concorrência, banir a autodúvida completamente, visualizar o caminho para o sucesso com maior clareza, entre outros.