A Sixpix Content, empresa que controla o youPIX, publicou nesta segunda-feira, 23, a primeira edição da pesquisa “youPix TANK”, que traz um panorama sobre marcas e redes sociais sob a ótica de influenciadores da rede.
Uma das constatações é que 81% dos entrevistados acreditam que as marcas brasileiras não entendem as redes sociais; entretanto, 91,7% não se importam com a interação envolvendo perfis corporativos.
Apenas 8,3% dizem que as marcas invadem um espaço exclusivo das pessoas ao se envolverem em sites como Facebook e Twitter.
Os influenciadores da internet são blogueiros, tuiteiros, vloggers etc., aqueles que possuem muitos leitores/seguidores/espectadores – e que podem também ser chamados de formadores de opinião. Um dos recursos mais usados por eles para garantir fundos são as postagens pagas, e é aí que aparece um alerta do estudo.
Entre os consultados, 30,6% declararam não avisar à sua audiência quando solta um tweet pago. Para 58,5% deles, as pessoas não se importam em ser informadas de que a mensagem em questão só está ali porque foi paga.
Dos 41,5% que se incomodam com essa atitude, apenas 19,7% reclamariam com o autor do tweet. Os outros 80,3%, apesar de chateados, ficam quietos.
Nos blogs, 81,6% dos entrevistados admitiram que mantêm posts patrocinados entre os normais. Só que quase 1/4 deles (24%) não se preocupa em informar o leitor.
Os próprios influenciadores disseram que não gostam de tal atitude, sendo que 68,4% deles reclamariam com o autor do texto, caso descobrissem se tratar de uma propaganda.